Cultura e Política Institucional

A Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias fundamenta a sua praxis educativa em princípios do humanismo Cristão, os quais considera estruturais na consecução da finalidade que justifica a sua existência enquanto Instituição de Ensino Superior Particular, a nível Politécnico.

Elege a pessoa como sujeito fundamental em auto-desenvolvimento, desde a sua concepção até à morte. Concebe a Enfermagem como um conjunto de intenções, de atitudes, de reflexões e de práticas que visam a autonomia do sujeito de cuidados, acreditando nas suas potencialidades intrínsecas as quais rentabiliza no processo educativo, estimulando a que, as coloque ao serviço do próprio desenvolvimento e bem-estar.

A Enfermagem, pela sua fundamentação científica e técnica, e pelo seu dinamismo de investigação, posiciona-se como uma força que ajuda o indivíduo, a família e a comunidade a adaptar-se às circunstâncias da vida, de forma a manter e reforçar o equilíbrio de saúde.

Enquanto Instituição de Ensino Superior, concebe a Formação como um dinamismo de auto-construção reflexiva e ponderada, visando acompanhar o estudante a um estado de autonomia responsabilizada com evidentes implicações na necessidade de auto-actualização, auto-crítica e investigação, e como estratégias de adaptação e correcta prática profissional.

VISÃO

A Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias é uma entidade social e solidária: Social porque emerge e está atenta à realidade quotidiana e, às preocupações da comunidade em que se insere. Solidária porque assume a Pessoa como centro e motivação da sua actividade. É também uma entidade qualificante, na medida em que proporciona espaços pedagógico-didáticos determinantes na adequação profissional, científica e ética dos estudantes.

MISSÃO

A Escola pretende contribuir para um estado óptimo de prestação de cuidados de saúde, através do empenho na qualidade das dinâmicas de formação graduada e pós-graduada, de investigação pura e aplicada, e da avaliação organizativa e funcional das realidades, às quais possa ter responsabilidade natural ou delegada através dos processos de assessoria dentro da sua área de competência.

VALORES

A Escola pauta-se por valores humanistas de matriz Cristã, Católica, nos quais assentam as concepções de Pessoa, Enfermagem, Formação e Cidadania.