Investigação

Com objetivo de desenvolver, inovar, melhorar as práticas e difundir conhecimento, nasceu o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências da Saúde (CIDCS), um espaço privilegiado para a realização de investigação aplicada nos diferentes domínios da intervenção em saúde, estimulando a capacidade de análise crítica e reflexiva da comunidade académica sobre problemáticas associadas aos cuidados de saúde, educação e gestão em saúde.

Missão

Produção interdisciplinar de investigação científica e de inovação de base tecnológica em saúde, em colaboração com comunidades internacionais de ciência aberta, com o objetivo de contribuir para o conhecimento em saúde e para o alcance de respostas inovadoras para os desafios atuais e futuros, em termos da oferta de serviços e de produtos de saúde diferenciados, em parceria com as empresas, as instituições de saúde dos setores público, privado e social, organizações com fins educativos e científicos, e com a comunidade.

Objetivos

  1. Desenvolver a investigação em saúde, o trabalho de campo, a comunicação de resultados e o debate científico, promovendo a ciência aberta ao público;
  1. Apoiar professores, investigadores, profissionais de saúde e estudantes dos cursos da ESESFM em formação avançada, no desenvolvimento de competências de investigação associadas à inovação, promovendo a criação de emprego qualificado e o desenvolvimento de carreiras científicas.
  1. Integração dos membros do RICH e de alunos da ESESFM dos cursos de pós-graduações e de mestrado numa network internacional multidisciplinar de investigadores e de projetos de inovação em saúde, assim como na publicação em revistas internacionais classificadas, com revisão por pares.
  1. Colaboração próxima com organizações prestadoras de cuidados de saúde e com outras, de atividade complementar, essenciais ao bom funcionamento deste mercado, estabelecendo parcerias com entidades potencialmente financiadoras do desenvolvimento das Ciências da Saúde, participando ativamente no movimento de crescimento de empresas de base científica e no empreendedorismo de base tecnológica em saúde.
  1. Reforçar a interação e a mobilidade entre Instituições de I&D, assim como a educação científica em contacto com as escolas do ensino médio e superior.
  1. Promover os projetos europeus de “Europa do Conhecimento” e de “Ciência Aberta”, em colaboração com o EOSC e contribuir para o projeto nacional de afirmação e de competitividade internacional;
  1. Contribuir para o alcance da missão da ESESFM e para a notoriedade desta organização;
logotipo rich esesfm 1 1
EnglishFrenchPortugueseSpanish