O Projecto Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias desenvolve-se dentro das coordenadas da cultura da qualidade, com as suas próprias normas e marcos de referência e, defende as relações expontâneas, voluntárias, orientadas para o desenvolvimento e omnipresentes no tempo e no espaço.
Contempla as relações existentes entre as quatro dimensões de uma cultura de qualidade:
- 1. O desenvolvimento curricular (1º, 2º, 3º e 4º ano).
- 2. O desenvolvimento organizacional.
- 3. O desenvolvimento pessoal e profissional.
- 4. A melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Na trajectória educativa/formativa ao longo dos 4 anos, o estudante obtém formação científica, humana, cultural e técnica que lhe permite desenvolver competências, atitudes e capacidades indispensáveis ao exercício profissional responsável, ético, autónomo e inovador.
O Projecto Pedagógico implica-se no dinamismo de auto-construção reflexiva e ponderada que visa acompanhar o estudante a um estadio de autonomia responsabilizada, pela consciência da volatilidade dos conhecimentos e da sua relativização face à cibernética com evidentes implicações na necessidade de auto-realização, auto-crítica e investigação, como estratégias de adaptação à correcta prática profissional. Segundo o plano curricular, o curso de licenciatura em enfermagem estrutura-se de forma a corresponder ao Projecto Pedagógico centrado no estudante, como sujeito fulcral de todo o processo ensino-aprendizagem estimulando de forma crescente e progressiva o “gosto pela profissão de enfermagem”.
Todas as fases e etapas do Projecto Pedagógico estão inscritas no conteúdo do Plano de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem e Complemento de Formação em Enfermagem aprovados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:
- Avaliação/conteúdos/metodologia.
- Classificação das unidades curriculares.
- Metodologias de aprendizagem activas e participativas.
Corpo docente
da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
Atribuição do Título de Especialista - Nomeação do júri
CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS HORIZONTAIS:
- Aprender a pensar.
- Aprender a aprender.
- Aprender a ensinar.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA PROFISSÃO ALIADAS A:
- Capacidades de intercomunicação.
- Integração em equipa.
- Capacidades de liderança.
- Inovação.
- Adaptação à mudança.