Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

A Saúde Mental, faz parte do desenvolvimento integral do ser humano. O seu impacto na saúde, nomeadamente o sofrimento individual, o estigma e os custos associados, constitui uma área prioritária de intervenção na saúde da população.

No Retrato da Saúde em Portugal (DGS, 2018) as perturbações mentais estão nas cinco principais causas de morbilidade em todas as faixas etárias tanto no género feminino como no masculino.

O Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (Portaria n.º 244/2009, de 5 de março) foca-se na promoção da saúde mental, na prevenção, no diagnóstico e na intervenção perante respostas humanas desajustadas ou desadaptadas aos processos de transição, geradores de sofrimento, alteração ou doença mental, promovendo a adaptação aos fatores de stress, a gestão da doença, a inclusão e o combate ao estigma.

A intervenção do Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, distingue-se pelo carater relacional e uso intencional de si próprio, de acompanhamento e orientação da Pessoa em sofrimento, o que está em sintonia com a ênfase dada à filosofia humanista, central ao processo de formação da ESESFM. E ainda pela implementação de intervenções terapêuticas de cariz psicoterapêutico, sócio terapêutico, psicossocial e psicoeducacional, em parceria com o cliente. (OE, 2018).

Horário: 4ª, 5ª, 6ª feira das 16:30 às 22:30; sábados alternados das 9:00 às 16:00.

Candidate-se aqui

Documentação

Mais Informações

038 contact mail

Secretaria da ESESFM

EnglishFrenchPortugueseSpanish