The teaching staff ensures permanent monitoring throughout the teaching/training process and the personal and academic development of students. The teaching methodologies are the result of a long experience in teaching in the scientific area of Nursing, continuously updated with new ways of being and thinking about teaching and training.
The new technological tools of information and communication are also considered as highly useful resources, therefore they are valued throughout the teaching-learning process.
In addition to all the pedagogical activity in the different modalities of contact, whether theoretical, theoretical-practical, seminars, laboratory practices and/or tutoring, the Professors of the permanent staff of the School defend and practice a permanent monitoring of Clinical Practice activities (internships), carried out by students during the course, thus achieving effective monitoring of all procedures and ensuring more solid knowledge, development of critical thinking and the ability to analyze the intervention carried out with the person being cared for, acquisition of dexterity and procedural skills and, also, the security with which all Nursing care is provided by the student.
The School's teaching staff also counts on the participation of Assistants and Guests who, under the direction of the responsible teachers, teach content and accompany pedagogical activities, within the scope of their area of expertise and professional experience.
Prof. Doutora Denise Santos
Prof. Drª. Maria Nunes
Prof. Drª. Paula Assunção
Prof. Doutor João Paulo Nunes
Prof. Drª. Manuela Lopes
Prof. Drª. Elsa Gonçalves
Drª. Helena Júdice
Drª. Teresa Portas
Prof. Drª. Maria Fernanda Serrano
Prof. Doutora Sandra Queiroz
Drª. Maria Antonieta Serra
Prof. Doutor Luís Lisboa Santos
Prof. Doutora Silvia Ramos
Prof. Doutora Catarina Garcia
Prof. Drª. Claudia Pinheiro
Drª. Clementina Moreira
Prof. Dr. Fernando Rato
Prof. Drª. Joana Quental
Dr. João Pedro Santos
Dr. José Matos
Dr. José Sempere
Prof. Dr. Luis Bravo
Dr. Joaquim Clemente
Drª. Maria João Gracias
Drª. Maritza da Silva
Dr. Miguel Alves
Drª. Monica Simões
Prof. Drª. Olivia Matos
Prof. Dr. Sérgio Gomes
Prof. Drª. Isabel dos Santos
Drª. Maria José Almeida
Prof. Drª. Maria de Fátima de Almeida
Prof. Drª. Maria Fernanda Moreno
Dr. Filipe Florindo
Prof. Drª. Helena Pestana
Prof. Dr. Ricardo Braga
Prof. Drª. Silvia Fernandes
Prof. Dr. Tiago Casaleiro
Dr. António Crispim
Prof. Doutor Daniel Mineiro
Prof. Drª. Carla Quaresma
Dr. Gustavo Silva
Drª. Marta Godinho
Prof. Dr. Rui gomes
Drª. Célia Pereira
Prof. Dr. Rui Martins
Prof. Drª. Sandra Correia
Dr. Vitor Ferreira
Drª. Cláudia Pereira
Drª. Filipa Domingues
Dr. Lúcio Silva
Prof. Doutora Gabriela Pereira
Prof. Doutor Marco Torrado
Drª. Joana Grave
Dr. Hugo Rodrigues
Prof. Drª. Luísa Caldas
Dr. Rafael Ferreira
Prof. Drª. Joana Silva
Dr. Pedro Sarmento

Elsa Maria Cardoso Rodrigues Restier Goncalves
egoncalves@esesfm.pt
ORCID: 0000-0003-3286-3508
Licenciada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Mestre em Desenvolvimento da Criança, na Variante Motora, Especialista na Docência na Área Científica de Enfermagem.
Experiência clínica na área da enfermagem pediátrica, em contexto hospitalar, entre 1991 e 2000. Docente da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias, desde 2000. Participação em orgãos colegiais e comissões, coordenação de unidades curriculares e semestre. Principais áreas de interesse na investigação, no âmbito das intervenções avançadas em enfermagem pediátrica e no ensino da enfermagem/superior.

Helena Júdice
hjudice@esesfm.pt
ORCID: 0000-0003-0727-8454
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (1997)
Titulo de Especialista (2011)
Francisco das Misericórdias, desde 2021. Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias onde coordena o Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica desde 2015. Com experiência em Enfermagem de Saúde Mental Comunitária, Saúde Comunitária, Saúde Escolar.
Tem como principais áreas de interesse de investigação: Bem-estar, Saúde e Doença (estudo das respostas humanas aos processos de transição especialmente na àrea da saúde mental- pessoas/familias/populações); Educação para a saúde/ Literacia em saúde; Formação/Pedagogia; Violencia interpessoal (Abuso e negligência)

João Paulo Batalim Nunes
jpnunes@esesfm.pt
ORCID: 0000-0003-0979-0187
Enfermeiro de Cuidados Gerais no Hospital de Egas Moniz.
Experiência profissional em Serviços de Medicina, Ortopedia, Neurotraumatologia, Cuidados Intensivos Polivalentes. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Mestre em Desenvolvimento da Criança, na variante de Desenvolvimento Motor.
Desempenhou funções de diretor da ESESFM, até 2017. Desempenhou funções de Enfermeiro Diretor e membro do Conselho Diretivo do Hospital Ortopédico de Sant’Ana.
Formador registado no âmbito da Formação Contínua de Professores – CCPFC/RFO-13479/01 – no Âmbito da Formação Contínua de Professores, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios A-31 (Expressão Física e Motora); C-21 (Prevenção da Toxicodependência); D-11 (Educação para a Saúde)
Membro da Comissão Nacional de Protecção dos Direitos da Criança e do Conselho Nacional de Acompanhamento do Plano para a Eliminação do Trabalho Infantil.
Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias.
Coordenação Científica dos projetos de Intervenção em Angola, “Forvida” e “Obrigado Mãe”, durante os anos de 2012 a 2019.
Consultor da União Europeia, PASS II (Programa de Apoio ao Sector da Saúde II – Convenção de Financiamento – AFG: AO/FED/021-41). Pacote Funcional (RHS) Auditoria nas províncias de Luanda e Bié, Angola.
Linha de Investigação: Consideração dos contextos de vida e dos Determinantes Sociais da Saúde, nos esforços para a promoção da Saúde, em países em desenvolvimento.

Luís Fernando Carvalhinho Lisbon dos Santos
lsantos@esesfm.pt
ORCID: 0000.0003.4596.6143
Enfermeiro, Doutoramento em Enfermagem, Licenciado em Ciências da Educação, mais de três décadas no ensino de enfermagem, investigador em História da Enfermagem, presidente da associação nacional de História da Enfermagem

Joana Rebelo Quental
jquental@esesfm.pt
ORCID ID: 0000-0001-8051-5212
Licenciada em Enfermagem e Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, com Mestrado em Gestão da Saúde. É Professora Ajunta na Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias desde outubro de 2021.
Exerceu funções desde 2015 a 2021 no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital de Egas Moniz e Hospital São Francisco Xavier em variados serviços:
Medicina interna e Urgência de ginecologia e obstetrícia.
Principais áreas de interesse de investigação no âmbito: saúde sexual e reprodutiva; esforços para a promoção da saúde nos países em desenvolvimento; educação para a saúde/literacia em saúde; formação/pedagogia.

Maria Alzira Santos Pires Nunes
alzira.nunes@esesfm.pt
ORCID: 0000-0001-8437-3442
Enfermeira, com Mestrado em Ciências de Enfemagem, Fase curricular de Doutoramento em Ciências de enfermagem efetivada, com projeto de investigação aprovado, mas não efetivado.
Exerce funções de professora adjunta da Escola superior de Enfermagem S.Francisco das Misericórdias, coordenando o 4º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem e respetiva Prática Clínica em Serviços de Medicina.
Tem como especial área de interesse intervenções avançadas de enfermagem no ambito da saúde do adulto

Maria Fernanda Miranda Coelho Serrano
fserrano@esesfm.pt
ORCID:
Licenciatura em Enfermagem e Mestre em Cuidados Paliativos
Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
Coordenadora do 3º semestre do curso de licenciatura em Enfermagem
Coordenadora da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos
Membro do Conselho Pedagógico desde 2013
Principais áreas de interesse de Investigação no âmbito de intervenções avançadas nas áreas de Oncologia, Cuidados paliativos e no Ensino da Enfermagem

Maria Manuela Gaspar Lopes
mlopes@esesfm.pt
ORCID:
Enfermeira, com experiência desenvolvida na áres da Saúde Comunitária/Saúde Pública, intervenção comunitária em zonas degradadas/de risco.
Pós-graduação em Saúde Mental Comunitária (ISPA). Auxiliar a tempo inegral na ESESFM, desde 2000. Coordenação do 1º semestre da Licenciatura.
Membro da equipa da Qualidade, responsável pelo processo de Formação Contínua.
Membro da Comissão de Creditação. Interesses de investigação – Ética/Bioética.

Maria Teresa Faro Viana Portas
tportas@esesfm.pt
ORCID: 0000-0001-5948-5573
Especialista na área de Enfermagem, desde 27 de junho de 2011 (atribuição do título após provas públicas, no âmbito do decreto-lei nº206/2009, de 31 de Agosto).
Enfermeira de 1988 a setembro de 2003 em prestação de cuidados pelas àreas Cirúrgicas: Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Maxilo Facial, Urologia, ORL, Cirugia Geral e Ginecológica, Cuidados Intensivos Polivalente e Bloco Operatório de Oftalmologia, nas funções de Enfermeira graduada desde 06/1993 ; enfermeira Especialista 9/2000 e Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação a exercer cargo de Enfermeira Chefe (2003)
1998-2000 Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Reabilitação
Professora de Enfermagem na ESESFM desde setembro 2003 sendo Coordenadora do 5º Semestre do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem desde o ano letivo de 2004 /2005 (7º,8º,9º,11º,13º sucessivamente a partir daqui até ao atual 38º Cursos de Licenciatura em Enfermagem). Especialista na área de Enfermagem, desde 27 de junho de 2011.
Professora Adjunta, desde 19 março de 2013 Responsável académica pelos estudantes Erasmus incoming e outgoing. Responsável do Processo Ensino Aprendizagem do Sistema de Gestão e Qualidade. Áreas de interesse de investigação: Qualidade; Cuidados à pessoa com ferida; Cuidados de Enfermagem Perioperatório; Inovação tecnológica em saúde como ferramenta pedagógica.

Sandra Maria de Oliveira Marques Gonçalves Queiroz
squeiroz@esesfm.pt
ORCID: 0000-0002-9929-6205
Licenciada em Enfermagem (EEFMM e ESSM) e Mestre em Ciências de Enfermagem (UCP) com Doutoramento em Ciências da Educação (Univ. Sevilha).
Tem diploma de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Pós-Graduada em Gestão de Sistemas E-learning (FCSH/UNL) e Pós-Graduada em Docência Online e Competências Digitais Docentes (Univ. Europeia de Madrid).
Atribuído o Título de Especialista do Ensino Superior – Área Científica de Enfermagem – Decreto-Lei 206/2009.
Iniciou a sua carreira docente em 1994, no Ministério da Defesa, integrada num estabelecimento de Ensino Superior Militar. Em 2011, iniciou funções na ESESFM na categoria de Professor- Coordenador, coordenou o Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde da ESESFM entre 2011 e 2022.
Preside o Conselho Pedagógico e é membro do Conselho Técnico Científico da ESESFM.
Preside, desde 2015, ao Júri do Concurso para Atribuição do Título de Especialista do Ensino Superior – Área de Enfermagem – Decreto-Lei 206/2009. Tem experiência em Supervisão Clínica; Educação de Adultos, Pedagogia e Construção Curricular. Tem como principais interesses a investigação educativa, a formação docente, a pedagogia aplicada ao Ensino Superior e as tecnologias digitais aplicada à formação/educação.

Sílvia da Encarnação de Barros Ramos
sramos@esesfm.pt
ORCID: 0000-0002-0996-5218
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatra, com Mestrado em Cuidados Paliativos e Doutoramento em Enfermagem, é Professora Ajunta na Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias desde setembro de 2021.
Foi docente convidada na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa no ano letivo 2008/2009, em regime de prestação de serviços (45%); Professora Assistente na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a tempo parcial (30%), entre setembro de 2017 e agosto de 2019, Professora Adjunta convidada no Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Saúde no ano letivo 2018-2019, em regime de acumulação de funções (17%), e no ano letivo 2020-2021 em regime de acumulação de funções (12%).